“O Caminho que é Nosso”!

“O Caminho que é Nosso”! Apetece-me acrescentar: “O Caminho que é Nosso e (também) do 6 de Maio”. Na verdade nem a Equipa d´África era exatamente o que é, sem o Centro Social 6 de Maio, nem este era o que é, sem a Equipa d ´África”. Haverá exagero? Vejamos:

Dos 20 anos de história que agora se celebram e que são motivo de muita alegria e de festiva ação de graças, 18 anos, ou no mínimo 17, o Centro Social teve a sorte e a alegria de  acolher a Equipa d ´África, durante um fim de semana, além da ação de muitos Voluntários/as que, despertos por esses dias aqui passados, se ofereciam para colaborar. Fomos, ainda, bastantes vezes, chamadas a ir falar dos Bairros, ou de realidades de interesse para os Jovens, o que era sempre motivo de alegria e de reencontro.

Beneficiamos de muita ajuda, alegria, criatividade, e entusiasmo jovem.

Deixam muitas saudades as celebrações da eucaristia dominical, que animavam com vários instrumentos musicais, belos cânticos, cartazes, gestos simbólicos e ...

De tal maneira a população dos Bairros desejava e esperava esse fim de semana, que meses antes da sua vinda, já começavam a perguntar se nesse ano não vinham. É que a hospitalidade, a festa, a música, o convívio com o Bairro, assim como o lanche que as famílias que os acolhiam preparavam, deixavam “marcas” lindas que não se apagam.

Como era bonito, também, ver as crianças, em ambiente de festa, que participavam nos Jogos, preparados e orientados pelos jovens, a percorrer, também, com eles, as ruelas estreitas e labirínticas dos Bairros.

Falando mais da minha experiência pessoal, sinto-me com sorte o ter podido acompanhar e testemunhar como a Equipa d ´África foi evoluindo, e/ou retrocedendo, ao longo destes anos, na sua forma de se organizar, no seu número, nas suas expressões, contacto com as pessoas dos Bairros, nas lideranças…Também era notório e compensador ver, cada ano, como cada Grupo, em geral, chegava aqui ao Centro Social, visivelmente  admirado, tímido, pouco expressivo, até porque também ainda pouco se conheciam entre si - exceto os que tinham participado nos anos anteriores -, e como no final era visível  a alegria, as amizades criadas durante esses dias, os abraços e despedidas intermináveis do final…

Não posso, ainda, deixar de mencionar como nós também beneficiamos do carinho e  amizade de alguns dos Sacerdotes Assistentes da Equipa, que vinham ao Centro, sobretudo para Celebrar a Eucaristia do Domingo.

Muitas vezes dizia e muitas mais pensava, que era e é admirável e exemplar como a Equipa, constituída só por Jovens e para Jovens, conseguia organizar-se e funcionar tão bem…E a prova está à vista…Já são 20 anos! E os frutos são bons, concretos e abundantes! PARABÉNS! Parabéns, Pedro Salgueiro, Parabéns Jovens que a integraram, Parabéns aos Responsáveis, Parabéns pela Missão tornada vida, Parabéns pelos 20 anos…

E, ainda, um grande OBRIGADO por terem escolhido o Centro Social 6 de Maio para fazer parte de vós, e…FELICIDADES para o futuro.

Ir. Deolinda Rodrigues
Centro Social 6 de Maio
Missionárias Dominicanas do Rosário

 

Dia da Criança 2018

O Dia da Criança foi comemorado no Centro Social. Como as crianças gostam muito de brincar, seja qual for a brincadeira, o dia foi dedicado a diversas brincadeiras. Foram montados no pátio diferentes ateliers, nomeadamente, atelier de faz de conta e casinha, pinturas faciais, legos e garagem, expressão plástica, culinária e insuflável. No ateliê da culinária confecionaram um bolo, que estava muito bonito, todos adoraram. Para que o dia fosse totalmente do agrado das crianças, o almoço também foi servido no pátio ao ar livre. Após o almoço viram um filme e posteriormente continuaram a brincar até ao lanche, só os mais novos dormiram a sesta. Para terminar o dia, crianças e trabalhadores lancharam em conjunto, cantaram os parabéns às crianças e partiram o bolo, que estava muito saboroso. A alegria das crianças ao longo do dia foi visível, mas para que esta felicidade fosse ainda maior, levaram para casa uma prenda (oferta do Centro), o que as deixou muito contentes. Foi um dia cheio de coisas boas.

Parque das Conchas e dos Lilases

No dia 18 de maio a Creche e o Pré-escolar foram passar o dia ao Parque das Conchas e dos Lilases, no Lumiar. As crianças passaram o dia a brincar nos equipamentos do parque e a desfrutar dos espaços verdes. Depois de muita brincadeira e de necessitarem repor energias chegou a hora do piquenique, este é um momento muito apreciado por todos. As brincadeiras continuaram até à hora de voltar ao Centro. Foi um dia divertido!!

“Maria” (mãe de Jesus)

Como maio é o mês de “Maria”, a creche e o pré-escolar juntaram-se no pátio para homenagearem a mãe de Jesus. Esta cerimónia começou às 10h30 e decorreu da melhor forma, a Irmã Deolinda disse algumas palavras alusivas ao tema, as crianças cantaram diversos cânticos, cada sala deixou mensagens e ofertas à mãe de Jesus e rezaram a Ave-maria. A imagem de “Maria” vai percorra as salas e os serviços do Centro até ao fim do mês de maio. Esta foi uma homenagem simples mas sentida, relembramos que Maria está sempre presente na nossa escola e em todos os corações.

Dia Mundial do Livro 2018

Dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, não podíamos deixar passar em branco um dia tão importante num Jardim de Infância.

A educadora Carina Ferreira contou a história de um livro, que se intitulava “Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?”. Foi um momento mágico, as crianças assistiram com muita atenção e participaram sempre que foram solicitadas. Não podemos deixar de viver estes momentos tão especiais na vida de uma criança.

Os seus 0,5% do IRS são tudo para nós!

Abril e Maio chegou e com eles chegou a tão adorada entrega de IRS.

Entregar o IRS não é uma tarefa que gostemos de fazer por ser tão trabalhosa, mas pode ser uma boa altura para fazer um 2 em 1! Cumprir o nosso dever fiscal e ao mesmo tempo apoiar uma organização sem fins lucrativos.

Com esta ideia em mente, relembramos que os nossos 0,5% do IRS são tudo para muitas instituições, incluindo o Centro Social 6 de Maio. 
Assim, quando preencher o seu IRS, no quadro 11, campo 1101, ponha uma cruz sff e o NIF 501 830 987 se quiser apoiar o Centro.

Para conhecer o que apoia ao fazer a consignação do seu IRS para o Centro, partilhamos um pequeno filme.

 

 

Intercâmbio com o Colégio dos Salesianos de Lisboa 2018

Como vem sendo habitual todos os anos, realizou-se mais um intercâmbio entre uma turma de alunos do Colégio Salesiano de Campo de Ourique e o Centro Social 6 de Maio. O intercâmbio foi organizado pelos alunos dos Salesianos em conjunto com o diretor de turma (professor David Barbosa) e o destino escolhido foi a Quinta da Granja em Loures. O grupo de finalistas do pré-escolar e os alunos do Colégio desfrutaram de um dia de convívio, com atividades diversificadas e de qualidade, muita diversão e sobretudo de uma partilha de afetos e experiencias significativos que irão recordar com especial carinho no futuro. Agradecemos muito a todos os que colaboraram de alguma forma para que este dia se realiza-se.

contactos

Contactos

tlf: +351 214 762 660
fax: +351 214 742 271
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Morada

Estrada Militar, nº 48
2700-588 Venda Nova
Amadora - Portugal

visitantes

Temos 9 visitantes e sem membros em linha

Contactos

Copyright © 2013 Centro Social 6 Maio.